FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO


Dentro de alguns dias estaremos no último dia do ano de 2010... e depois da meia-noite, virá o Ano Novo... O engraçado é que - teoricamente - continua tudo igual: ainda seremos os mesmos. Ainda teremos os mesmos amigos. Alguns o mesmo emprego. O mesmo parceiro (a). As mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras). Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida. Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano... A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite do dia 31 de dezembro de 2010, teremos um ano INTEIRO pela frente! Um ano novinho em folha! Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever. Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé... Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos... 365 dias para fazermos o que quisermos... Sempre há uma escolha. E, exatamente por isso, eu desejo que vocês façam as melhores escolhas que puderem. Desejo que sorriam o máximo que puderem. Cantem a música que quiserem. Beijem muito. Amem mais. Abracem bem apertado. Durmam com os anjos. Sejam protegidos por eles. Agradeçam por estarem vivos e terem sempre mais uma chance para recomeçar. Agradeçam as suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas e ninguém pode ou deve questioná-las. Quero agradecer aos amigos que eu tenho: aos que me 'acompanham' desde muito tempo; aos que eu fiz este ano, aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito; aos que eu escrevo muito e falo pouco; os que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria; aos que moram perto e eu vejo sempre; aos que me 'seguram', quando penso que vou cair; aos que eu dou a mão, quando me pedem ou quando me parecem um pouco perdidos; aos que ganham e perdem; aos que me parecem fortes e aos que realmente são; aos que me parecem anjos, mas estão aqui e me dão a certeza de que este mundo é mesmo divino.
Obrigada por fazerem parte da minha vida!
Desejo a todos um Natal e um 2011 com muita paz, felicidades,  prosperidade, amor, saúde e muitas alegrias!

FRICASSÊ DE FRANGO

Essa receita é muito saborosa, além do preparo ser rápido e fácil.

INGREDIENTES:

02 peitos de frango;
02 tabletes de caldo de galinha;
Salsa picada a gosto;
Tempero [sal, alho e sal];
02 colheres de sopa de manteiga;
01 cebola média picada;
01 xícara de chá de leite;
01 colher de sopa de amido de milho;
01 creme de leite;
Muçarela;
Pimenta do reino;
Sal a gosto.


PREPARO:


01) Em uma panela refogue os pedaços de frango com azeite, acrescente o tempero, o caldo de galinha e a salsa. Acrescente água e deixe cozinhar.

02) Desfie ou corte o frango em cubos.

03) Em outra panela, acrescente a manteiga, a cebola, o frango [desfiado ou em cubos] e misture.

04) Junte o leite [com o amido de milho dissolvido] e a salsa. Deixe levantar fervura. Acerte o sal e coloque pimenta do reino a gosto.

05) Acrescente o creme de leite e deixe ferver mais um pouquinho, mexendo sempre.

06) Unte um refratário com azeite. Coloque a mistura e cubra com fatias de muçarela [se preferir, a muçarela pode ser ralada]. Há quem goste de salpicar batata frita, fica a critério.

07) Leve ao forno pré aquecido e deixe gratinar.

08) Use salsa para decorar e bom apetite!



SUGESTÃO DE ENTRADA

Hoje eu fiz uma entrada que ficou uma delícia. Combinação perfeita: muçarela de búfala, tomate e manjericão. É muito simples e o sabor é incrível. Vale a pena conferir a receita!

INGREDIENTES:

02 pães de sal [de preferência amanhecidos; se não tiver, podem ser frescos; a diferença é a largura das fatias: pão do dia: fatias mais grossas; pão amanhecido, fatias mais finas]; 
01 tomate grande, sem pele e sem sementes cortado em cubinhos;
Muçarela de búfala [prefiro a trançada, pois derrete mais fácil];
Folhas de manjericão picadinhas a gosto;
Pimenta do reino a gosto.
Azeite.


PREPARO:


01) Corte os pães em fatias médias [02 pães rendem de 08 a 10 fatias];

02) Disponha as fatias em um recipiente que possa ir ao forno e regue com um pouco de azeite [se o pão for do dia, leve ao forno para dar uma leve tostada];


03) Corte a muçarela de búfala em fatias e coloque a gosto nas fatias de pão;


04) Acrescente o tomate picadinho;

05) Salpique com o manjericão e com a pimenta do reino;


06) Regue com um fio de azeite e leve ao forno até derreter a muçarela.


Sirva assim que sair do forno. Delicioso!





COMO RECEBER À FRANCESA

Esta é uma solução para jantares formais. Algumas dicas ajudarão:

1) O jantar começa a ser servido pela convidada principal, à direita do dono da casa.
2) Em seguida, são servidas as outras convidadas, terminando pela anfitriã.
3) Com os homens, servidos depois das mulheres, a ordem é a mesma.
4) Os pratos são apresentados pelo lado ESQUERDO, em uma altura em que os convidados possam se servir.
5) Todos os pratos são passados 02 (duas) vezes, exceto sopa e queijos.

DICAS:
  • Não use toalha estampada com louça colorida, decorada. Nesse caso, a toalha deve ser de cor lisa e vice-versa;
  • Limpe os copos com álcool: eles ficarão transparentes e brilhantes.
  • Não ponha palito à mesa, mas tenha à mão para o caso de algum convidado pedir.
  • Tenha sempre refrigerantes e água para os convidados que não bebam bebidas alcoólicas.
NA HORA DE SERVIR:

Para quem tem ajudante, atenção para alguns detalhes:

  • Os pratos devem sempre ser servidos pelo lado ESQUERDO e retirados pelo DIREITO.
  • Para retirar os pratos, pode ser usada uma bandeja. Atenção: tirar apenas 02 (dois) pratos de cada vez. Em hipótese alguma, empilhar a bandeja.
  • Os pratos só começam a ser tirados depois que todos os convidados tiverem terminado.
  • Se sua ajudante estiver fazendo o jantar é melhor você mesma servir. Ela certamente ficará atrapalhada com as duas funções. Nesse caso, ou mesmo se você nãoo tiver ajudante, adote a solução mais prática: o buffet.
MESA ARRUMADA





A arrumação deve começar algumas horas antes.
  • Veja se a toalha está bem passada. No caso de um jantar menos formal, você pode usar um jogo americano, se a sua mesa for de madeira tratada e não tiver manchas.
  • Um arranjo de flores no centro da mesa valoriza o seu jantar. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e no estilo. Mas atenção: escolha as de caule curto, pois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa: redondo, retangular ou quadrado.
  • O prato deve ser colocado a cerca de 02 (dois) dedos da beirada da mesa.
  • Os guardanapos podem ficar do lado ESQUERDO ou em cima do prato vazio.
  • Se o jantar ou almoço começar com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso.
  • Se a entrada tiver uma salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à ESQUERDA do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.
  • Os copos ficam um pouco mais acima do prato, do lado DIREITO. Da esquerda para a direita, a ordem é esta: COPO DE ÁGUA, um menor para VINHO TINTO e outro ainda menos para VINHO BRANCO. Se tiver champagne, a taça deverá ficar ATRÁS dos copos, ao centro, levemente para a DIREITA.
  • Os talheres são colocados na ordem que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. FACAS e COLHERES são colocadas do lado DIREITO; GARFOS, do lado ESQUERDO.
  • A lâmina da faca fica para o lado de dentro, em direção ao prato.
  • Os TALHERES DE SOBREMESA são dispostos ACIMA do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para o lado DIREITO. Em seguida, o GARFO com o cabo para a ESQUERDA, no sentido inverso. Por último, a COLHER, também invertida, com o cabo para a direita.
SUGESTÃO PARA O NATAL


Formal ou não, um jantar pode ficar na memória se a(o) anfitriã(o) der seu toque pessoal. Mais importante que as regras é o bom gosto e o carinho para receber os convidados. Abaixo uma sugestão de uma mesa simples e bem arrumada para o Natal. Não há mistério algum. É só usar a criatividade e surpreender seus convidados. Mas, atenção: sem exageros. Na dúvida, o clean é a melhor saída.




MENSAGEM DE FINAL DE ANO


RECOMEÇO
Carlos Drummond de Andrade

Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza da alma... Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia... Sentiu-se só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é... agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando. Está se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado; até a boca fica amarga. Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Vá alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental. Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes: fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se: somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor". “Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."

RÁPIDO, FÁCIL E DELICIOSO

Está sem opção para uma refeição rápida? Quer um prato fácil e delicioso? 
Fica a dica: TAGLIARINI AO MOLHO DE TOMATE COM REQUEIJÃO CREMOSO.

INGREDIENTES:
500 g de macarrão [tipo tagliarini];
02 tomates picados sem sementes;
01 cebola média picada em cubos;
200 ml de molho de tomate;
01 xícara de chá de água;
05 folhas de manjericão fresco;
04 ovos mexidos;
03 colheres de sopa bem cheias de requeijão cremoso;
02 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
Azeite;
Parmesão ralado;
Sal, pimenta do reino ou tempero a gosto.

PREPARO:

MASSA:

01) Coloque o macarrão e um fio de azeite em água fervente e deixe cozinhar até ficar al dente. Escorra e reserve.

MOLHO:

01) Derreta a manteiga ou margarina, acrescente o azeite, frite a cebola;

02) Acrescente os tomates e deixe-os desidratar.

03) Coloque meia lata de pomarola tradicional,

04) Adicione a água, as folhas de manjericão [partir cada folha em 04 pedaços], o sal e a pimenta do reino [ou o tempero de sua preferência]; deixe engrossar.

05) Prepare os ovos mexidos: em outro recipiente, derreta 01 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina e acrescente 01 colher de sopa de azeite, coloque os ovos e mexa até formar pedacinhos: sal a gosto;

06) Junte os ovos mexidos ao molho;
07) Coloque o requeijão cremoso e mexa até formar um creme homogêneo.

08) Monte os pratos com uma boa quantidade de macarrão, coloque o molho por cima, salpique com o parmesão e decore com folhas de manjericão.


FRANGO AO CURRY

Acabei de preparar essa receita. O resultado foi maravilhoso. Se você gosta de uma comida bem condimentada, não deixe de fazer. Mas, cuidado ao colocar o curry: é bem picante.

INGREDIENTES:

1,5 kg de peito de frango [pode ser coxas ou sobrecoxas];
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo;
02 colheres de sopa de óleo;
02 colheres de sopa de azeite;
02 dentes de alho picados;
01 cebola grande picada;
1/2 pimentão verde picado;
1/2 xícara de chá de cebolinha verde picada;
01 colher de sopa rasa de curry;
01 xícara de chá de caldo de frango [01 xícara de chá de água e 01 tablete de caldo de fango dissolvido];
01 vidro de leite de coco [200 ml];
1/2 xícara de chá de amendoim torrado e sem casca;
Sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO:

01) Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta do reino e passe-os na farinha [é apenas uma leve camada, o objetivo é engrossar o caldo];

02) Frite os pedaços de frango [em uma panela de fundo largo] no óleo misturado com o azeite. Quando estiverem bem dourados, retire e reserve;

03) Na mesma panela, com a gordura que sobrou, frite a cebola, a cebolinha, o alho e o pimentão;

04) Deixar dourar um pouco, acrescentar o curry, o caldo de frango, o leite de coco e, ao final, os pedaços de frango;

05) Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos;

06) No momento de servir, acrescente o amendoim;

07) Sirva com arroz branco.
P.S.: fotos de Paula Costa.







SOBRE TEMPEROS

Para realçar o sabor das suas receitas, exercite seu lado criativo e faça verdadeiras alquimias com temperos, especiarias e ervas aromáticas, conhecidas pelos franceses como finnes herbes. Um simples trivial pode se transformar em um prato exótico e um jantar pode deixar saudades se você acrescentar uma especiaria, dando seu toque pessoal. Através dos temperos, você pode "personalizar" suas receitas e deixar todo mundo com água na boca. Só não esqueça de colocar os temperos aos poucos para que não roubem o sabor dos alimentos.
Abaixo, uma lista de temperos para você consultar e usar sua imaginação.
AÇAFRÃO: de origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos e risotos.

AIPO (ou SALSÃO): é utilizado como alimento e condimento em saladas, sopas e molhos.
ALCAPARRA: seus botões florais, de sabor acentuado, são utilizados em molhos, carnes, saladas e guarnições.

ALECRIM (ou ROSMARINHO): com aroma forte e gosto acentuado, enriquece o sabor de sopas, carnes, peixes, ensopados e grelhados.

ALFAVACA: geralmente utilizada em molhos e sopas, tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas.
ALHO: empregado como condimento para todos os tipos de pratos.

ALHO-PORÓ: utiliza-se tanto o bulbo quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches.
AZEDINHA: utilizada na cozinha egípsia. Existem dois tipo de azedinha comestíveis: a francesa e a de jardim. Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas, em refogados, sopas e peixes.

BASILICÃO: da mesma família da alfavaca e do manjericão, o basilicão é originário da África e pode ser utilizado fresco ou seco, em molhos.
BAUNILHA: amplamente utilizada em doces, bolos e sorvetes.

BOUQUET-GARNI: palavra de origem francesa que significa um ramalhete de cheiros verdes. Geralmente é feito com tomilho, salsa, louro, manjericão, entre outros.

CANELA: pode ser utilizada em pó ou em pau, em molhos, bolos, doces, caldas, pães e também bebidas.
CARDAMOMO: um dos componentes do curry, é um condimento aromático com sabor forte e adocicado, utilizado em sopas, tortas, biscoitos, pudins, etc. 

CEBOLA: muito versátil é, além de tempero indispensável, utilizada como prato principal e até como decoração de pratos.

CEBOLINHA: é perfeita para pratos salgados como carnes, peixes, refogados e sopas. Pode ser utilizado tanto o bulbo quanto as folhas.

CHEIRO VERDE: é a salsa com a cebolinha juntas, utilizadas para realçar sabores de patês, molhos e cozidos.

COENTRO: muito utilizado em peixes e frutos do mar, sopas, molhos e saladas. É muito parecido com a salsa e tem aroma e sabor fortes.
COLORAU: utilizado para dar mais cor aos alimentos.

COMINHO: é amplamente utilizado em molhos, carnes, pães, linguiças e queijos. Faz parte da composição do curry.

CRAVO-DA-ÍNDIA: muito utilizado em doces, chás, assados, molhos, picles, etc.

CURRY: é uma mistura de várias especiarias. De sabor acentuado e cor amarelo-forte, é muito utilizado em pratos orientais e em frango, carnes, peixes e molhos.

ERVA-DOCE: muito usada em bolos, doces em calda, pães, licores e chás.

ESTRAGÃO: sabor forte e picante, utilizados em saladas, carnes, peixes, frango, molhos e sopas.

GENGIBRE: raiz utilizada em bebidas quentes, pães, biscoitos, carnes, pratos orientais.

GERGELIM: usado em pratos árabes, pães, biscoitos, massas.

HORTELÃ: utilizada em pratos árabes, licores, doces, chás, saladas, sopas, molhos e também em drinques.

LOURO: largamente utilizado em molhos, ensopados, conservas, carnes, feijão, sopas, chás.

MANJERICÃO: fortemente aromático, usado em mollhos, carnes, sopas, peixes, pizzas.

MANJERONA: pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos e ovos.

MOSTARDA: pode ser encontrada em grãos, creme ou pó. Muito utilizada na preparação de picles, comida alemã, sanduíches, chucrute.

NOZ-MOSCADA: utilizada tanto em salados quanto em doces, pode ser encontrada em pó ou inteira (para ser ralada). Deixa um sabor diferente em recheio de massas, carnes e até em coquetéis.

ORÉGANO: muito utilizado em molhos, bifes, pizza e também para temperar queijos para aperitivo.

PÁPRICA: existem dois tipos - a apimentada e a doce. A segunda é mais suave e usada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves.

PIMENTA BRANCA: extraída da pimenta do reino, é utilizada em pratos mais claros como molho branco.

PIMENTA DO REINO: utilizada em vinha-d'alhos (tempero preparado numa base de limão ou vinagre, com especiarias, cebola, pimenta, entre outros; utilizado para realçar o sabor da carne), saladas, peixes e carnes.

SÁLVIA: muito utilizada em carnes, aves e vinha-d'alhos.

TOMILHO: muito utilizado no preparo de molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes.

ROLINHOS FINLANDESES

Confesso que não acreditei que essa receita pudesse realmente ser uma delícia. E é claro que precisei tirar a prova. E fiquei surpresa com o resultado. Quando tiverem oportunidade, não deixem de fazê-la.

INGREDIENTES:
01 repolho grande;
400 gramas de carne magra moída;
01 cebola média picada em cubinhos;
01 xícara de chá de repolho picado [utilize as folhas menores];
01 xícara de chá de arroz cozido;
01 colher de chá de manjerona fresca [não encontrando, pode usar a desidratada, mas é importante colocar, faz toda a diferença];
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Azeite.

PARA REGAR:

1 a 2 colheres (sopa) de calda de açúcar (partes iguais em peso de açúcar e água, levadas ao fogo até ferver - é apenas deixar ferver, não tem que ficar no ponto de calda).

MOLHO:

300 ml de água fervente;
01 caldo de carne;
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
01 cálice de creme de leite [
equivale a 09 colheres de sopa].

PREPARO:

• Separe as folhas maiores do repolho e mergulhe-as aos poucos em uma panela com água fervente, apenas até amolecerem.

• Escorra e retire a parte mais dura da base de cada folha. Reserve.



• Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e doure levemente a cebola. Reserve.

• Misture a carne moída, o arroz, o repolho picado, a cebola reservada e tempere com sal, pimenta e manjerona.

• Recheie as folhas de repolho com esta mistura, formando os rolinhos.


• Coloque em um recipiente que possa ir ao forno, untado, e pincele cada rolinho levemente com a calda de açúcar [o objetivo é apenas dourar e não caramelizar].

• Leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 01 hora. Vire os rolinhos na metade do tempo para que dourem por igual.

• Enquanto isso, faça o molho: misture o caldo de carne à água fervente para que dissolva e vá acrescentando a farinha de trigo. Leve ao fogo até engrossar e tempere com sal e pimenta-do-reino.

• Retire os rolinhos do forno e regue com o molho. Está pronto, é só servir!




SOBRE QUEIJOS

Altamente nutritivo, o queijo possui proteínas, vitaminas e sais minerais. É indispensável na hora do aperitivo e acompanha várias receitas.

Existem três tipos de classificação para os queijos:

1) Comuns: não necessitam de clima ou processo especial para serem produzidos;
2) Fundidos: durante a fabricação, podem ou não passar pelo processo de fundição;
3) Primeira qualidade: são os queijos mais nobres e finos. Precisam de condições especiais, como o clima e também muito cuidado na sua fabricação.

Veja a seguir os tipos mais conhecidos e o vinho ideal para cada um:

BRIE: cremoso, nobre e de origem francesa. O brie é um dos preferidos pelos grandes apreciadores de queijos. VINHO: tinto carbenet.


CACCIOCAVALO: de origem italiana. Versátil, acompanha várias receitas e é muito saboroso para servir como aperitivo. VINHO: tinto seco.


CAMEMBERT: cremoso e levemente amargo, é originário da França. Pode ser servido como sobremesa, acompanhando frutas como pera, uvas ou então como aperitivo. VINHO: branco seco ou tinto fino.


CHEDDAR: cor alaranjada, mais consistente, é de origem inglesa. Usado em algumas receitas de fondue. VINHO: tinto leve.


EMMENTAL: suíço, semiduro e muito saboroso. Muito utilizado na preparação de fondues. VINHO: branco demi sec, branco seco e tinto leve.


ESTEPE: levemente amarelado e de formato grande. É um dos componentes do fondue. VINHO: branco leve.


GORGONZOLA: origem italiana, é um queijo semiduro, com sabor picante, casca fina e dura. Caracteriza-se pelas manchas azul-esverdeadas. Ideal para servir como aperitivo, em forma de patê e em canapés. VINHO: tinto.


GOUDA: queijo holandês de consistência cremosa e com pequenos buracos. Bom para aperitivos. VINHO: tinto leve.



GRUYÉRE: queijo suíço, de grandes dimensões. Pode ser fundido ou não. Acompanha vários pratos, mas o principal é o fondue. Também é ótimo como aperitivo. VINHO: tinto leve, branco seco ou demi sec.


MINAS FRESCAL: de origem brasileira, é um dos mais apreciados no país. Tem larga utilização, mas sem dúvida, a mais famosa é na sobremesa Romeu e Julieta. VINHO: branco seco.




MOZZARELLA: muito utilizado na culinária italiana, sempre presente em pizzas, sanduíches e massas. VINHO: tinto seco.




PARMESÃO: tipo duro, com sabor forte e picante. É queijo de longa duração e possui cor amarelo-forte. Muito utilizado em massas e risotos, polvilhado e também como aperitivo. VINHO: tinto encorpado.




PECORINO: produzido com leite de ovelha, é consistente, sabor forte, mas derrete na  boca. VINHO: tinto encorpado.




PORT SALUT: fabricado originalmente pelos monges trapistas na França. É cremoso e de aroma forte. Delicioso aperitivo. VINHO: tinto encorpado.




PRATO: muito utilizado em sanduíches, como aperitivo e em várias receitas. Alguns conhecedores do assunto afirmam que esse queijo foi criado no Brasil e surgiu no início do século XX. VINHO: branco.




PROVOLONE: de consistência firme e sabor picante. Muito solicitado como aperitivo, à milanesa. VINHO: tinto encorpado.



QUEIJO FUNDIDO: existem vários tipos e sabores, dentre eles o Gruyére, mas todos apresentam consistência cremosa. São muito utilizados em fondue, mas também acompanham torradinhas e pães. VINHO: tinto encorpado.




RENO: do tipo Gouda, em formato de bola e com casca vermelha. VINHO: tinto leve.




RICOTA: fresca, seca ou defumada, praticamente não tem gordura. Muito usada em recheio de massas, tortas, doces e pães. VINHO: branco suave.




ROQUEFORT: queijo duro ou semiduro, à base de leite de ovelha. Tem origem na região de Roquefort, no sul da França.  Massa branco-cremosa com traços verdes. VINHO: tinto.




TILSIT: se enquadra na categoria de primeira qualidade. É considerado um dos melhores queijos. Contém em sua massa sementes de erva-doce ou kummel, possuindo um sabor especial. Ótimo para patês e aperitivos. VINHO: branco jovem.



COMO TIRAR A PELE DE TOMATE

A casca do tomate é um pouco amarga, por isso é sempre aconselhável retirá-la antes de usá-lo. Algumas pessoas levam o tomate ao fogo. Esse método até funciona, mas pode deixar um "gosto de queimado". 
A melhor maneira para tirar a pele de um tomate, sem comprometer seu sabor é muito simples:





1º) cortar a ponta do lado do talo;
2º) do lado oposto, fazer 02 cortes em cruz [não precisa ser cortes profundos, apenas o suficiente para puxar a pele];
3º) colocar água para ferver - quando estiver em ebulição, mergulhar o tomate por aproximadamente 30 segundos na água;
4º) retire o tomate e coloque-o imediatamente em outro recipiente que deve conter água gelada + cubos de gelo [esse choque térmico interrope o cozimento do tomate]. 
Observação: não precisa deixar 30 segundos, é apenas um "mergulho";
5º) por fim, puxar a pele do tomate [que sai com grande facilidade]; além de ter o sabor preservado.

A ARTE DE RECEBER

Receber amigos, parentes e mesmo pessoas desconhecidas para jantar deve ser um prazer e não um motivo de preocupação. E mesmo que os convidados sejam de cerimônia, não se preocupe, as regras de etiqueta existem para ajudar e não para atrapalhar.

O QUE FAZER COM ANTECEDÊNCIA
  • Tire a toalha de mesa do armário alguns dias antes. Se for branca ou ficou muito tempo guardada, pode estar com manchas amareladas;
  • Separe os pratos, copos e talheres na véspera para não se atrapalhar no dia do jantar. Copos e pratos já podem ser lavados;
  • Algumas receitas podem ser preparadas de véspera. Isso evita correria e, em alguns casos, ficam até mais saborosas, pois o tempero penetra melhor.
À AMERICANA
Não importa o tipo de refeição, o serviço americano resolve, de forma simpática, o problema da falta de espaço para reunir um grupo grande de amigos.
Todos os pratos são colocados em uma única mesa e cada convidado se serve à vontade. Para que tudo corra bem, você só precisa pensar no cardápio e na melhor forma de acomodar a mesa e os convidados.
O cardápio para um jantar americano deve constar de uma entrada fria, um prato quente com acompanhamento, sobremesa, café e licores ou conhaque. As bebidas, além de aperitivo, podem ser cerveja ou vinho, dependendo do que for servir.

COMO MONTAR A MESA



A arrumação da mesa, no jantar americano, deve facilitar a circulação dos convidados. No esquema acima, as setas indicam o sentido para cada um se servir.


  • Se houver espaço suficiente, ajeite a mesa no centro. Se não, encoste-a numa parede. É importante deixar espaço à sua volta para permitir a circulação. Se a mesa for pequena, disponha nela apenas os pratos, talheres, guardanapos, copos e bebidas.
  • De um lado da mesa, disponha pratinhos e garfinhos para a entrada fria, pratos, garfos grandes e guardanapos. Do outro lado, alinhe as travessas, cada qual com seu talher para servir. Em uma das extremidades, ajeite os copos e as bebidas. O vinho e a cerveja podem ser servidos momentos antes do jantar. Na outra extremidade, ponha o cestinho com pães. Ao centro, coloque um arranjo de flores.
  • Quando todos terminarem, tire tudo da mesa e coloque pratinhos, talheres e a sobremesa. Sorvetes, cremes e musses podem ser servidos em taças ou tigelinhas individuais.
DICAS
  • Mantenha as travessas sempre abastecidas.
  • Tenha vários abridores de garrafas e saca-rolhas à mão, para não depender de um só.
  • Espalhe vários recipientes para caroço de azeitona.
  • Verifique se há cinzeiros para serem retirados.
  • Se os convidados forem comer com um prato na mão, sentados em poltronas ou sofá, facilite: sirva pratos que possam ser comidos apenas com garfo, sem necessidade do uso da faca.
  • Não use pratos ou copos de papel.
  • Não sirva sopas.
  • Leve à mesa água e refrigerante para quem não tomar bebida alcoólica.
  • Para um buffet frio ou quente, os pratos não devem levar muito molho, mas se for preciso, não podem ser muito ralos, uma vez que dificulta o serviço.
  • Monte cada travessa com cuidado, observando a quantidade de cada uma: os pratos muito cheios dificultam o manuseio por parte do convidado.
  • Convém optar por pratos que possam ser preparados em porções individuais.
  • Evite pratos muito difíceis de serem cortados à mesa. Prefira aqueles que levem a carne já cortada (ou corte-as antes de servir), aves desfiadas e legumes em pedaços pequenos.
  • Providencie várias mesinhas de apoio espalhadas pela sala, para facilitar. É muito difícil comer com o prato ao colo, ou em pé, sem ter onde colocar o copo. Se preferir, espalhe almofadas pelo chão.
Em breve, dicas de como receber à francesa.