Olá pessoal! A receita de hoje é tudo de bom! Além de fácil é também uma delícia! O único inconveniente é que deve ser preparada de véspera, pois o bolo tem que ser levado à geladeira por algumas horas. Aí haja paciência para esperar... Vale a pena conferir!!!
INGREDIENTES:
Para o bolo:
03 ovos;
02 xícaras [chá] de açúcar;
01 xícara [chá] de leite;
1/2 xícara [chá] manteiga;
01 xícara de [chá] de coco ralado [pode ser natural - aquele coco seco - ou industrializado, mas antecipo que o natural fica mais gostoso];
02 xícaras de chá de farinha de trigo;
01 colher de sopa de fermento em pó;
Manteiga e farinha para untar a fôrma.
Para a calda de coco:
1 e 1/2 xícara de chá de leite de coco;
1 e 1/2 xícara de chá de leite condensado;
2 xícaras de chá de coco ralado.
PREPARO:
01) Dar uma leve batida nos ovos e depois acrescentar o açúcar [pode ser tanto na batedeira quanto à mão. O importante é bater até deixar formar um creme branco; se for à mão, tem bater sem parar, por aproximadamente 7 minutos ou até formar um creme claro, quase branco].
02) Após obtido o creme claro, acrescente o leite, a manteiga, o coco ralado e a farinha. Mexa bastante. A massa não ficará lisinha, por causa do coco.
03) Depois de bem batidinho, coloque o fermento em pó e misture delicadamente.
04) Unte a forma com manteiga e farinha de trigo.
05) Leve ao forno médio pré aquecido entre 180º e 200º e deixe assar por aproximadamente 30 min [claro que o tempo depende da potência do forno - o bolo deve assar, mas não pode ficar muito moreninho].
Enquanto o bolo assa, prepare a calda, que por sinal é a coisa mais fácil do mundo:
01) Em um recipiente, misture o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado e mexa até obter uma calda homogênea.
**Quando o bolo sair do forno, cortá-lo em cubos [do tamanho que cada um preferir]. O importante é que seja cortado ainda quente. Pode também, ao final, espetar um garfo nos cubos para que a calda penetre ainda mais].
**Feito isso, coloque a calda generosamente por cima do bolo e dê uma ajeitadinha no coco ralado, para que fique bem bonito.
**Cubra o bolo com papel alumínio e leve a geladeira por, no mínimo, 04 horas.
**Quando bem gelado, fica bem fácil separar os pedaços, pois foram cortados com o bolo ainda quente - que é o segredinho que faz toda a diferença!!!
**E pode acreditar: o bolo absorve todo esse líquido, não se preocupe!!!
O resultado é um bolo macio e bem molhadinho!
Para decorar usei canela, embora não seja usada na receita [rs]. Queria ter usado a casca do coco natural, mas a cabeça não anda boa... Esta parte fica a criério de cada um! Gosto de deixar os pratos com a "cara" bem bonita, pois comer e beber são experiências sensoriais: vemos o alimento, sentimos sua textura, seu cheiro e finalmente o seu sabor! O cheiro bom exalado e o prato bem ornamentado podem causar a chamada "fome psicológica" nas pessoas.
Portanto, quando você se deparar com aquele bolo de coco delicioso, com muita cobertura e sentir desejo de comer, mantenha a calma... respire fundo... E lembre-se: é só um dos seus sentidos querendo te enganar. Mas, e aí? Quer um pedaço?
Portanto, quando você se deparar com aquele bolo de coco delicioso, com muita cobertura e sentir desejo de comer, mantenha a calma... respire fundo... E lembre-se: é só um dos seus sentidos querendo te enganar. Mas, e aí? Quer um pedaço?
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário