BOLO DE CENOURA RECHEADO COM GANACHE

Olá pessoal! 

Como Minas não tem mar e eu não fui para o bar, resolvi cozinhar!!! rs

Como prometido, hoje deu vontade de fazer o tal "bolo de cenoura trufado". O bolo de cenoura é o basicão mesmo, a diferença é o recheio: fiz uma ganache, que nada mais é que um creme a base de chocolate e creme de leite [muito usado para fazer trufas, cobertura e recheio de bolos e bombons, etc].
Gente, é uma tentação, vale muito a pena fazer. É super simples e delicioso!!! 
Vamos à receita:

INGREDIENTES

Massa:

04 ovos;
½ xícara (chá) de óleo;
03 cenouras médias cortadas em cubos;
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo ;
02 xícaras (chá) de açúcar;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
Óleo ou manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma.
 
Ganache:

2 ½ xícaras de chocolate meio amargo ou ao leite [depende do gosto de cada um, tanto faz] picado;
01 xícara (chá) de creme de leite.

Calda:

05 colheres (sopa) de açúcar;
03 colheres (sopa) de chocolate em pó;
01 colher (sopa) de leite;
01 colher (sopa) de manteiga

PREPARO

Massa

01) Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a cenoura e o açúcar.

02) Em uma tigela grande, despeje o o creme de cenoura e acrescente a farinha de trigo, e mexa até que fique homogêneo [eu bato com a mão mesmo... e é bom que fique bem batidinho].

03) Por último, coloque o fermento, misture delicadamente e devagar e despeje em uma forma untada e enfarinhada. 

04) Leve para assar no forno médio (180 ºC) pré aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao enfiar o palito/garfo, ele saia limpo.

05)  Reserve e deixe esfriar


Ganache

01) Em uma panela, aqueça o creme de leite com o chocolate, mexendo sempre, até que fique homogêneo.


Cobertura

01) Coloque em uma panela o açúcar, o chocolate em pó, o leite, a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até que obtenha uma calda.


Montagem

01) Desenforme o bolo, corte-o ao meio no sentido do comprimento e recheie com a ganache. 

02) Cubra com a outra parte do bolo e espalhe a calda.

03) Está pronto! É só servir! 




PASSO A PASSO PARA MONTAR O BOLO


  • Quem não tem uma forma com fundo removível, pode achar que é impossível desenformar o bolo sem que ele despedace. Acalme-se, parece ser difícil, mas, na verdade, não é!!!
  •  Quando o bolo estiver de "morno para frio" [e enquanto isso, aproveite para fazer a ganache e a calda], solte as bordas delicadamente com uma faca.
  • Coloque em cima da fôrma [que contém o bolo, claro, rs] uma tábua [o importante é que ela seja maior que a fôrma]. Segure firem e vire. O bolo soltará tranquilamente do tabuleiro e sem despedaçar!
  • O próximo passo é o grande vilão... cortar o bolo pela metade, no sentido do comprimento para que possamos recheá-lo. Quem tem faca elétria, facilita bastante. Mas eu não tenho e garanto que meu corte é perfeito. Uso uma faca de cerra [dessas maiores] e vou delicamente cortando no sentido do comprimento do bolo [tento cortar bem retinho e fico com a outra mão na superfície do bolo]. 
  •  Depois, uso um pedaço grande de BARBANTE [daquele mais grossinho], enrolo uma extremidade em uma mão, dou um espaço sufiente para passar por dentro do bolo e enrolo a outra extremidade na outra mão [para simplicar: imagine que você esteja usando uma régua grande para frisar o corte que fez antes com a faca]. Será que deu para entender???
  •  Após, passo dentro do "pré corte" [feito com a faca de cerra], como se eu esticesse cerrando o bolo por dentro.
  • Em seguida, com muito cuidado e delicadeza, separe as partes do bolo. Coloque a parte de cima virada [com o amarelo para cima] em um tabuleiro.
  • Comece a passar o recheio alo longo das superfícies. Feito isso, retorne a "tampa ao bolo".
Parece impossível, que vai quebrar, mas é só ter cuidado mesmo. E se quebrar, fazer o quê, né?! Se o estrago não for muito grande, é só dar aquela disfarçada básica... 
Eu confesso que hoje foi a 1ª vez que tentei cortar assim para rechear e fiquei tão feliz quando vi que deu certo!!! Quem não arrisca não petisca!!! O impossível é só para quem não tenta!!!




CURIOSIDADE:

A ganache e não o ganache [nome feminino em francês] é um creme a base de chocolate e creme de leite que usamos para fazer trufas, cobrir e rechear bolos, rechear bombons e fazer aquela bendita voltinha! O que quer dizer ganache? Literalmente, significa "imbecil". Isso mesmo: I M B E C I L, rs... 
Reza a lenda que um aprendiz de confeiteiro que trabalhava em uma fina Pâtisserie parisiense deixou cair sem querer creme de leite pelando em uma tigela de chocolate. O chefe dele gritou “Ganache!” (imbecil). Mas quando experimentou o desastre se apaixonou pelo creme que foi batizado de ganache!  
Apesar de simples, a receita é “tinhosa” e para acabar de vez com as dúvidas vamos analisar a fundo a receita.

AS CINCO COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GANACHE E QUE NINGUÉM TE CONTOU
  •      Durante todo o processo da ganache a gentileza deve imperar absoluta. Nada de bater o chocolate e o creme de leite ferozmente. Tudo deve ser bem delicado e calmo. GENTILEZA GERA GENTILEZA. Seja gentil com a ganache que ela será com você!
  •     Depois de resfriada a ganache não deve ser batida. Pois esse simples processo irá incorporar ar na ganache. O resultado não é bom para fazer a nossa voltinha. As consequencias vão desde um clareamento básico, a ganache vai ficando com uma cor mais clara, até o ganache soufflé onde a ganache fica bem aerada parecendo um chantilly de chocolate.
  •     Qualquer bebida, extrato, purê de frutas... Devem ser adicionados somente no final do preparo. Depois do chocolate estar misturadinho com o creme de leite e antes de deixar pausar por 30 minutos.  
  •      É mais fácil fazer 3 receitas de ganache de 300g do que uma de 1 kg.
  •      Você pode congelar a ganache por até 3 meses. É bem fácil e o melhor é congelá-la em um saco plástico do tipo ziplock, tentando extrair o máximo de ar possível. Para descongelar é só deixar o saquinho em temperatura ambiente por 2 horas. Prontinho! Agora é só usar a ganache.
É TUDO DE BOM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário