SOBRE QUEIJOS

Altamente nutritivo, o queijo possui proteínas, vitaminas e sais minerais. É indispensável na hora do aperitivo e acompanha várias receitas.

Existem três tipos de classificação para os queijos:

1) Comuns: não necessitam de clima ou processo especial para serem produzidos;
2) Fundidos: durante a fabricação, podem ou não passar pelo processo de fundição;
3) Primeira qualidade: são os queijos mais nobres e finos. Precisam de condições especiais, como o clima e também muito cuidado na sua fabricação.

Veja a seguir os tipos mais conhecidos e o vinho ideal para cada um:

BRIE: cremoso, nobre e de origem francesa. O brie é um dos preferidos pelos grandes apreciadores de queijos. VINHO: tinto carbenet.


CACCIOCAVALO: de origem italiana. Versátil, acompanha várias receitas e é muito saboroso para servir como aperitivo. VINHO: tinto seco.


CAMEMBERT: cremoso e levemente amargo, é originário da França. Pode ser servido como sobremesa, acompanhando frutas como pera, uvas ou então como aperitivo. VINHO: branco seco ou tinto fino.


CHEDDAR: cor alaranjada, mais consistente, é de origem inglesa. Usado em algumas receitas de fondue. VINHO: tinto leve.


EMMENTAL: suíço, semiduro e muito saboroso. Muito utilizado na preparação de fondues. VINHO: branco demi sec, branco seco e tinto leve.


ESTEPE: levemente amarelado e de formato grande. É um dos componentes do fondue. VINHO: branco leve.


GORGONZOLA: origem italiana, é um queijo semiduro, com sabor picante, casca fina e dura. Caracteriza-se pelas manchas azul-esverdeadas. Ideal para servir como aperitivo, em forma de patê e em canapés. VINHO: tinto.


GOUDA: queijo holandês de consistência cremosa e com pequenos buracos. Bom para aperitivos. VINHO: tinto leve.



GRUYÉRE: queijo suíço, de grandes dimensões. Pode ser fundido ou não. Acompanha vários pratos, mas o principal é o fondue. Também é ótimo como aperitivo. VINHO: tinto leve, branco seco ou demi sec.


MINAS FRESCAL: de origem brasileira, é um dos mais apreciados no país. Tem larga utilização, mas sem dúvida, a mais famosa é na sobremesa Romeu e Julieta. VINHO: branco seco.




MOZZARELLA: muito utilizado na culinária italiana, sempre presente em pizzas, sanduíches e massas. VINHO: tinto seco.




PARMESÃO: tipo duro, com sabor forte e picante. É queijo de longa duração e possui cor amarelo-forte. Muito utilizado em massas e risotos, polvilhado e também como aperitivo. VINHO: tinto encorpado.




PECORINO: produzido com leite de ovelha, é consistente, sabor forte, mas derrete na  boca. VINHO: tinto encorpado.




PORT SALUT: fabricado originalmente pelos monges trapistas na França. É cremoso e de aroma forte. Delicioso aperitivo. VINHO: tinto encorpado.




PRATO: muito utilizado em sanduíches, como aperitivo e em várias receitas. Alguns conhecedores do assunto afirmam que esse queijo foi criado no Brasil e surgiu no início do século XX. VINHO: branco.




PROVOLONE: de consistência firme e sabor picante. Muito solicitado como aperitivo, à milanesa. VINHO: tinto encorpado.



QUEIJO FUNDIDO: existem vários tipos e sabores, dentre eles o Gruyére, mas todos apresentam consistência cremosa. São muito utilizados em fondue, mas também acompanham torradinhas e pães. VINHO: tinto encorpado.




RENO: do tipo Gouda, em formato de bola e com casca vermelha. VINHO: tinto leve.




RICOTA: fresca, seca ou defumada, praticamente não tem gordura. Muito usada em recheio de massas, tortas, doces e pães. VINHO: branco suave.




ROQUEFORT: queijo duro ou semiduro, à base de leite de ovelha. Tem origem na região de Roquefort, no sul da França.  Massa branco-cremosa com traços verdes. VINHO: tinto.




TILSIT: se enquadra na categoria de primeira qualidade. É considerado um dos melhores queijos. Contém em sua massa sementes de erva-doce ou kummel, possuindo um sabor especial. Ótimo para patês e aperitivos. VINHO: branco jovem.



3 comentários:

  1. boa novidades heim. Gostei e vou conferir todos os dias. bjs bjs e valeu as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Ei Fe, tudo bem?
    Excelentes dicas, gostei muitos.
    bjs bjs e esse blog vai virar blog de consulta

    ResponderExcluir
  3. Amiga....que delícia! ando numa fase queijo/vinho kkkkkkkkk
    ADORO!!!
    bjins

    ResponderExcluir