ENSOPADO DE CARNE COM MANDIOCA COZIDA

Olá pessoal! A receita de hoje foi um pedido do meu pai... Fui perguntar o que ele queria para o almoço e ele respondeu: "um picadinho com molho, mandioca cozida e arroz, nada mais..." Ele gosta é de comida boa, simples, porém, bem temperada, de preferência "sem chiliques" (como diz ele). O prato do dia é um ensopado muito saboroso, além de muito fácil. Essa receita qualquer pessoa consegue fazer e posso garantir que o resultado é de dar água na boca! Vale a pena conferir!

INGREDIENTES:

1 kg de alcatra (pode usar também patinho ou chã de dentro) cortada em cubos médios;
03 colheres de sopa de óleo; 
1 colher de chá de sal;
pimenta do reino a gosto;
01 lata de pomarola;
01 pacote de creme de cebola;
01 cebola grande bem picadinha;
02 dentes de alho picadinhos;
355 ml de cerveja escura (usei CARACU);
355 ml de água. 

PREPARO:

01) Em uma panela de pressão, coloque o óleo e a carne cortada em cubos. Adicione o sal e a pimenta do reino e refogue. Obs.: é preciso que toda a água seque e que a carne fique douradinha.

02) Junto com a carne dourada, acrescente a cebola e o alho. Misture.

03) Acrescente a cerveja, a água, a pomarola, o creme de cebola e mexa até ficar homogêneo.

04) Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo alto (de 10 em 10 minutos, balace cuidadosamente a panela de pressão para que a carne não agarre no fundo e não queime).

05) O resultado é uma carne macia, saborosa e um molho encorpado, muito gostoso!

Para acompanhar, arroz e mandioca cozida! Caiu muito bem!!! As azeitonas que decoraram o prato foi um palpite do meu pai, morri de rir!!! Ficou até bonitinho!!!
Bom apetite!

Dica: minha intenção era colocar a mandioca cortada em cubos junto com o molho, mas teve gente que não gostou da ideia... Eu cozinharia a mandioca separadamente e depois dos 30 minutos da panela de pressão, acrescentaria os pedaços da mandioca no ensopado e deixaria em fogo baixo por mais um 5 minutos. Nesse caso, a mandioca poderia ser substituída por batata.




Nenhum comentário:

Postar um comentário