FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO


Dentro de alguns dias estaremos no último dia do ano de 2010... e depois da meia-noite, virá o Ano Novo... O engraçado é que - teoricamente - continua tudo igual: ainda seremos os mesmos. Ainda teremos os mesmos amigos. Alguns o mesmo emprego. O mesmo parceiro (a). As mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras). Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida. Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano... A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite do dia 31 de dezembro de 2010, teremos um ano INTEIRO pela frente! Um ano novinho em folha! Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever. Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé... Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos... 365 dias para fazermos o que quisermos... Sempre há uma escolha. E, exatamente por isso, eu desejo que vocês façam as melhores escolhas que puderem. Desejo que sorriam o máximo que puderem. Cantem a música que quiserem. Beijem muito. Amem mais. Abracem bem apertado. Durmam com os anjos. Sejam protegidos por eles. Agradeçam por estarem vivos e terem sempre mais uma chance para recomeçar. Agradeçam as suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas e ninguém pode ou deve questioná-las. Quero agradecer aos amigos que eu tenho: aos que me 'acompanham' desde muito tempo; aos que eu fiz este ano, aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito; aos que eu escrevo muito e falo pouco; os que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria; aos que moram perto e eu vejo sempre; aos que me 'seguram', quando penso que vou cair; aos que eu dou a mão, quando me pedem ou quando me parecem um pouco perdidos; aos que ganham e perdem; aos que me parecem fortes e aos que realmente são; aos que me parecem anjos, mas estão aqui e me dão a certeza de que este mundo é mesmo divino.
Obrigada por fazerem parte da minha vida!
Desejo a todos um Natal e um 2011 com muita paz, felicidades,  prosperidade, amor, saúde e muitas alegrias!

FRICASSÊ DE FRANGO

Essa receita é muito saborosa, além do preparo ser rápido e fácil.

INGREDIENTES:

02 peitos de frango;
02 tabletes de caldo de galinha;
Salsa picada a gosto;
Tempero [sal, alho e sal];
02 colheres de sopa de manteiga;
01 cebola média picada;
01 xícara de chá de leite;
01 colher de sopa de amido de milho;
01 creme de leite;
Muçarela;
Pimenta do reino;
Sal a gosto.


PREPARO:


01) Em uma panela refogue os pedaços de frango com azeite, acrescente o tempero, o caldo de galinha e a salsa. Acrescente água e deixe cozinhar.

02) Desfie ou corte o frango em cubos.

03) Em outra panela, acrescente a manteiga, a cebola, o frango [desfiado ou em cubos] e misture.

04) Junte o leite [com o amido de milho dissolvido] e a salsa. Deixe levantar fervura. Acerte o sal e coloque pimenta do reino a gosto.

05) Acrescente o creme de leite e deixe ferver mais um pouquinho, mexendo sempre.

06) Unte um refratário com azeite. Coloque a mistura e cubra com fatias de muçarela [se preferir, a muçarela pode ser ralada]. Há quem goste de salpicar batata frita, fica a critério.

07) Leve ao forno pré aquecido e deixe gratinar.

08) Use salsa para decorar e bom apetite!



SUGESTÃO DE ENTRADA

Hoje eu fiz uma entrada que ficou uma delícia. Combinação perfeita: muçarela de búfala, tomate e manjericão. É muito simples e o sabor é incrível. Vale a pena conferir a receita!

INGREDIENTES:

02 pães de sal [de preferência amanhecidos; se não tiver, podem ser frescos; a diferença é a largura das fatias: pão do dia: fatias mais grossas; pão amanhecido, fatias mais finas]; 
01 tomate grande, sem pele e sem sementes cortado em cubinhos;
Muçarela de búfala [prefiro a trançada, pois derrete mais fácil];
Folhas de manjericão picadinhas a gosto;
Pimenta do reino a gosto.
Azeite.


PREPARO:


01) Corte os pães em fatias médias [02 pães rendem de 08 a 10 fatias];

02) Disponha as fatias em um recipiente que possa ir ao forno e regue com um pouco de azeite [se o pão for do dia, leve ao forno para dar uma leve tostada];


03) Corte a muçarela de búfala em fatias e coloque a gosto nas fatias de pão;


04) Acrescente o tomate picadinho;

05) Salpique com o manjericão e com a pimenta do reino;


06) Regue com um fio de azeite e leve ao forno até derreter a muçarela.


Sirva assim que sair do forno. Delicioso!





COMO RECEBER À FRANCESA

Esta é uma solução para jantares formais. Algumas dicas ajudarão:

1) O jantar começa a ser servido pela convidada principal, à direita do dono da casa.
2) Em seguida, são servidas as outras convidadas, terminando pela anfitriã.
3) Com os homens, servidos depois das mulheres, a ordem é a mesma.
4) Os pratos são apresentados pelo lado ESQUERDO, em uma altura em que os convidados possam se servir.
5) Todos os pratos são passados 02 (duas) vezes, exceto sopa e queijos.

DICAS:
  • Não use toalha estampada com louça colorida, decorada. Nesse caso, a toalha deve ser de cor lisa e vice-versa;
  • Limpe os copos com álcool: eles ficarão transparentes e brilhantes.
  • Não ponha palito à mesa, mas tenha à mão para o caso de algum convidado pedir.
  • Tenha sempre refrigerantes e água para os convidados que não bebam bebidas alcoólicas.
NA HORA DE SERVIR:

Para quem tem ajudante, atenção para alguns detalhes:

  • Os pratos devem sempre ser servidos pelo lado ESQUERDO e retirados pelo DIREITO.
  • Para retirar os pratos, pode ser usada uma bandeja. Atenção: tirar apenas 02 (dois) pratos de cada vez. Em hipótese alguma, empilhar a bandeja.
  • Os pratos só começam a ser tirados depois que todos os convidados tiverem terminado.
  • Se sua ajudante estiver fazendo o jantar é melhor você mesma servir. Ela certamente ficará atrapalhada com as duas funções. Nesse caso, ou mesmo se você nãoo tiver ajudante, adote a solução mais prática: o buffet.
MESA ARRUMADA





A arrumação deve começar algumas horas antes.
  • Veja se a toalha está bem passada. No caso de um jantar menos formal, você pode usar um jogo americano, se a sua mesa for de madeira tratada e não tiver manchas.
  • Um arranjo de flores no centro da mesa valoriza o seu jantar. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e no estilo. Mas atenção: escolha as de caule curto, pois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa: redondo, retangular ou quadrado.
  • O prato deve ser colocado a cerca de 02 (dois) dedos da beirada da mesa.
  • Os guardanapos podem ficar do lado ESQUERDO ou em cima do prato vazio.
  • Se o jantar ou almoço começar com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso.
  • Se a entrada tiver uma salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à ESQUERDA do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.
  • Os copos ficam um pouco mais acima do prato, do lado DIREITO. Da esquerda para a direita, a ordem é esta: COPO DE ÁGUA, um menor para VINHO TINTO e outro ainda menos para VINHO BRANCO. Se tiver champagne, a taça deverá ficar ATRÁS dos copos, ao centro, levemente para a DIREITA.
  • Os talheres são colocados na ordem que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. FACAS e COLHERES são colocadas do lado DIREITO; GARFOS, do lado ESQUERDO.
  • A lâmina da faca fica para o lado de dentro, em direção ao prato.
  • Os TALHERES DE SOBREMESA são dispostos ACIMA do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para o lado DIREITO. Em seguida, o GARFO com o cabo para a ESQUERDA, no sentido inverso. Por último, a COLHER, também invertida, com o cabo para a direita.
SUGESTÃO PARA O NATAL


Formal ou não, um jantar pode ficar na memória se a(o) anfitriã(o) der seu toque pessoal. Mais importante que as regras é o bom gosto e o carinho para receber os convidados. Abaixo uma sugestão de uma mesa simples e bem arrumada para o Natal. Não há mistério algum. É só usar a criatividade e surpreender seus convidados. Mas, atenção: sem exageros. Na dúvida, o clean é a melhor saída.




MENSAGEM DE FINAL DE ANO


RECOMEÇO
Carlos Drummond de Andrade

Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza da alma... Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia... Sentiu-se só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é... agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando. Está se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado; até a boca fica amarga. Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Vá alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental. Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes: fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora, mas principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se: somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor". “Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."