BOLO DE COCO RECHEADO COM DOCE DE LEITE

Olá pessoal! A receita de hoje, é muito fácil, fácil mesmo!!! Resolvi inovar o tradicional bolo de coco, colocando recheio de doce de leite. Eu comprei o doce de leite pronto, em compota [com coco, aí é opcional]. Ainda não arrisquei a fazer doce de leite... Sei que dá bastante trabalho, pois lembro de ver minha avó mexendo o tacho horas e horas... Vale a pena conferir a receita!

INGREDIENTES:

01 vidro de leite de coco;
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
1 e 1/4 de xícara (chá) de margarina;
04 ovos;
01 pitada de sal;
03 xícaras (chá) de farinha de trigo;
03 colheres (sopa) de maisena;
01 colher (café) de baunilha;
03 colheres (café) de fermento em pó
01 compota de doce de leite [usei a de doce de leite com coco]
coco ralado para decorar 

PREPARO:

01) Bata o açúcar com a margarina até formar um creme fofo. 

02) Adicione as gemas e bata mais. Reserve. 

03) Bata as claras em neve com o sal e junte delicadamente ao creme. 

04) Acrescente o leite de coco, a farinha peneirada com a maisena, a baunilha e o fermento e misture devagar até formar uma massa homogênea. 

05) Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré aquecido [mais ou menos 180º] até que, ao enfiar um palito, ele saia seco. 

06) Depois que esfriar, desenforme.

07) Com cuidado, parta o bolo ao meio, no sentido horizontal e passe bastante doce de leite [na base e na tampa].

08) Volte a tampa para a base, cuidadosamente.

09) Em uma vasilha, coloque o restante do doce de leite, leve ao fogo e raleie com um pouco de leite. Feito isso, escorra o doce de leite por cima do bolo e finalize decorando com o coco ralado. Coloquei canela em pó apenas para dar um "charme".

Está pronto! É só servir!

DICA: eu gosto de bolo gelado, pois isso o meu já está na geladeira!!! Acho que fica bem mais gostoso, além de não ter que competir com as indesejáveis formiguinhas... rs






BOLO DE CENOURA RECHEADO COM GANACHE

Olá pessoal! 

Como Minas não tem mar e eu não fui para o bar, resolvi cozinhar!!! rs

Como prometido, hoje deu vontade de fazer o tal "bolo de cenoura trufado". O bolo de cenoura é o basicão mesmo, a diferença é o recheio: fiz uma ganache, que nada mais é que um creme a base de chocolate e creme de leite [muito usado para fazer trufas, cobertura e recheio de bolos e bombons, etc].
Gente, é uma tentação, vale muito a pena fazer. É super simples e delicioso!!! 
Vamos à receita:

INGREDIENTES

Massa:

04 ovos;
½ xícara (chá) de óleo;
03 cenouras médias cortadas em cubos;
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo ;
02 xícaras (chá) de açúcar;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
Óleo ou manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma.
 
Ganache:

2 ½ xícaras de chocolate meio amargo ou ao leite [depende do gosto de cada um, tanto faz] picado;
01 xícara (chá) de creme de leite.

Calda:

05 colheres (sopa) de açúcar;
03 colheres (sopa) de chocolate em pó;
01 colher (sopa) de leite;
01 colher (sopa) de manteiga

PREPARO

Massa

01) Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a cenoura e o açúcar.

02) Em uma tigela grande, despeje o o creme de cenoura e acrescente a farinha de trigo, e mexa até que fique homogêneo [eu bato com a mão mesmo... e é bom que fique bem batidinho].

03) Por último, coloque o fermento, misture delicadamente e devagar e despeje em uma forma untada e enfarinhada. 

04) Leve para assar no forno médio (180 ºC) pré aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao enfiar o palito/garfo, ele saia limpo.

05)  Reserve e deixe esfriar


Ganache

01) Em uma panela, aqueça o creme de leite com o chocolate, mexendo sempre, até que fique homogêneo.


Cobertura

01) Coloque em uma panela o açúcar, o chocolate em pó, o leite, a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até que obtenha uma calda.


Montagem

01) Desenforme o bolo, corte-o ao meio no sentido do comprimento e recheie com a ganache. 

02) Cubra com a outra parte do bolo e espalhe a calda.

03) Está pronto! É só servir! 




PASSO A PASSO PARA MONTAR O BOLO


  • Quem não tem uma forma com fundo removível, pode achar que é impossível desenformar o bolo sem que ele despedace. Acalme-se, parece ser difícil, mas, na verdade, não é!!!
  •  Quando o bolo estiver de "morno para frio" [e enquanto isso, aproveite para fazer a ganache e a calda], solte as bordas delicadamente com uma faca.
  • Coloque em cima da fôrma [que contém o bolo, claro, rs] uma tábua [o importante é que ela seja maior que a fôrma]. Segure firem e vire. O bolo soltará tranquilamente do tabuleiro e sem despedaçar!
  • O próximo passo é o grande vilão... cortar o bolo pela metade, no sentido do comprimento para que possamos recheá-lo. Quem tem faca elétria, facilita bastante. Mas eu não tenho e garanto que meu corte é perfeito. Uso uma faca de cerra [dessas maiores] e vou delicamente cortando no sentido do comprimento do bolo [tento cortar bem retinho e fico com a outra mão na superfície do bolo]. 
  •  Depois, uso um pedaço grande de BARBANTE [daquele mais grossinho], enrolo uma extremidade em uma mão, dou um espaço sufiente para passar por dentro do bolo e enrolo a outra extremidade na outra mão [para simplicar: imagine que você esteja usando uma régua grande para frisar o corte que fez antes com a faca]. Será que deu para entender???
  •  Após, passo dentro do "pré corte" [feito com a faca de cerra], como se eu esticesse cerrando o bolo por dentro.
  • Em seguida, com muito cuidado e delicadeza, separe as partes do bolo. Coloque a parte de cima virada [com o amarelo para cima] em um tabuleiro.
  • Comece a passar o recheio alo longo das superfícies. Feito isso, retorne a "tampa ao bolo".
Parece impossível, que vai quebrar, mas é só ter cuidado mesmo. E se quebrar, fazer o quê, né?! Se o estrago não for muito grande, é só dar aquela disfarçada básica... 
Eu confesso que hoje foi a 1ª vez que tentei cortar assim para rechear e fiquei tão feliz quando vi que deu certo!!! Quem não arrisca não petisca!!! O impossível é só para quem não tenta!!!




CURIOSIDADE:

A ganache e não o ganache [nome feminino em francês] é um creme a base de chocolate e creme de leite que usamos para fazer trufas, cobrir e rechear bolos, rechear bombons e fazer aquela bendita voltinha! O que quer dizer ganache? Literalmente, significa "imbecil". Isso mesmo: I M B E C I L, rs... 
Reza a lenda que um aprendiz de confeiteiro que trabalhava em uma fina Pâtisserie parisiense deixou cair sem querer creme de leite pelando em uma tigela de chocolate. O chefe dele gritou “Ganache!” (imbecil). Mas quando experimentou o desastre se apaixonou pelo creme que foi batizado de ganache!  
Apesar de simples, a receita é “tinhosa” e para acabar de vez com as dúvidas vamos analisar a fundo a receita.

AS CINCO COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GANACHE E QUE NINGUÉM TE CONTOU
  •      Durante todo o processo da ganache a gentileza deve imperar absoluta. Nada de bater o chocolate e o creme de leite ferozmente. Tudo deve ser bem delicado e calmo. GENTILEZA GERA GENTILEZA. Seja gentil com a ganache que ela será com você!
  •     Depois de resfriada a ganache não deve ser batida. Pois esse simples processo irá incorporar ar na ganache. O resultado não é bom para fazer a nossa voltinha. As consequencias vão desde um clareamento básico, a ganache vai ficando com uma cor mais clara, até o ganache soufflé onde a ganache fica bem aerada parecendo um chantilly de chocolate.
  •     Qualquer bebida, extrato, purê de frutas... Devem ser adicionados somente no final do preparo. Depois do chocolate estar misturadinho com o creme de leite e antes de deixar pausar por 30 minutos.  
  •      É mais fácil fazer 3 receitas de ganache de 300g do que uma de 1 kg.
  •      Você pode congelar a ganache por até 3 meses. É bem fácil e o melhor é congelá-la em um saco plástico do tipo ziplock, tentando extrair o máximo de ar possível. Para descongelar é só deixar o saquinho em temperatura ambiente por 2 horas. Prontinho! Agora é só usar a ganache.
É TUDO DE BOM!!!

CANELONE DE FRANGO COM CATUPIRY AO MOLHO BRANCO

Oi gente! A receita de hoje é bem simples e uma delícia! Ao invés de fazer a massa, comprei no supermercado aquela pré cozida. Normalmente prefiro fazê-la, mas há dias em que a falta de tempo não ajuda. E confesso que ficou uma belezura!!! Vamos à receita:


INGREDIENTES:

1Kg de massa para lasanha ou canelone pré cozida;
200g de queijo parmesão;

 Recheio:

½ xícara de (chá) de cheiro verde picado; 
300g de requeijão cremoso tipo catupiry; 
02 cubos de caldo de galinha; 
03 xícaras de (chá) de água; 
02 colheres de (sopa) de azeite; 
02 dentes de alho amassados; 
01 cebola grande picada; 
02 peitos de frango;
02 tomates picados;
01 folha de louro.

Molho branco:

01 cebola média picadinha;
02 colheres (sopa) de manteiga;
300 ml de creme de leite fresco;
1 litro de leite;
02 colheres (sopa) de farinha de trigo (dissolvida em um pouco de leite);
01 colher (sobremesa) rasa de sal; 
Noz moscada a gosto. 

PREPARO:

01. Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem;

02. Para o recheio, cozinhe o frango com caldo de galinha dissolvido na água e o louro até ficar macio;

03. Reserve 01 xícara de chá do caldo, escorra o frango e reserve; 

04. Processe o frango [se não tiver processador de alimentos, poderá ser desfiado bem miudinho ou levemente batido no liquidificador  e, nesse caso, com moderação, pois o objetivo não é que vire um creme];

05. Aqueça uma frigideira em fogo médio, coloque o azeite, doure a cebola, o alho, adicione os tomates, o cheiro verde e o caldo reservado e cozinhe por 5 minutos. Após acrescente o frango processado e misture. Se necessário, acerte o sal;

06. Desligue o fogo, deixe esfriar, misture com o catupiry e reserve; 

07. Para o molho, coloque a manteiga na panela e quando estiver derretida, acrescente a cebola e doure. Coloque o sal e a noz moscada. Adicione o leite, a farinha de trigo [dissolvida em um pouco de leite para não empelotar] e mexa sem parar até obter um creme de consistência firme;

08. Quando o molho estiver firme, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Está pronto. Reserve.

09. Para montar: coloque uma porção generosa do recheio em cada massa e enrole os canelones.

10. Coloque em um refratário grande untado com margarina.

11. Despeje um pouco de molho antes de colocar os canelones  no refratário e cubra com o restante do molho, polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio, pré aquecido, por 25 minutos ou até ficar levemente gratinado.

É só servir! Bom apetite!




BOLO GELADO DE COCO

Olá pessoal! A receita de hoje é tudo de bom! Além de fácil é também uma delícia! O único inconveniente é que deve ser preparada de véspera, pois o bolo tem que ser levado à geladeira por algumas horas. Aí haja paciência para esperar... Vale a pena conferir!!!

INGREDIENTES:

Para o bolo:

03 ovos;
02 xícaras [chá] de açúcar;
01 xícara [chá] de leite;
1/2 xícara [chá] manteiga;
01 xícara de [chá] de coco ralado [pode ser natural - aquele coco seco - ou industrializado, mas antecipo que o natural fica mais gostoso];
02 xícaras de chá de farinha de trigo;
01 colher de sopa de fermento em pó;
Manteiga e farinha para untar a fôrma.

Para a calda de coco

1 e 1/2 xícara de chá de leite de coco;
1 e 1/2 xícara de chá de leite condensado;
2 xícaras de chá de coco ralado.

PREPARO:

01) Dar uma leve batida nos ovos e depois acrescentar o açúcar [pode ser tanto na batedeira quanto à mão. O importante é bater até deixar formar um creme branco; se for à mão, tem bater sem parar, por aproximadamente 7 minutos ou até formar um creme claro, quase branco].

02) Após obtido o creme claro, acrescente o leite, a manteiga, o coco ralado e a farinha. Mexa bastante. A massa não ficará lisinha, por causa do coco.

03) Depois de bem batidinho, coloque o fermento em pó e misture delicadamente.

04) Unte a forma com manteiga e farinha de trigo.

05) Leve ao forno médio pré aquecido entre 180º e 200º e deixe assar por aproximadamente 30  min [claro que o tempo depende da potência do forno - o bolo deve assar, mas não pode ficar muito moreninho].


Enquanto o bolo assa, prepare a calda, que por sinal é a coisa mais fácil do mundo:


01) Em um recipiente, misture o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado e mexa até obter uma calda homogênea.

**Quando o bolo sair do forno, cortá-lo em cubos [do tamanho que cada um preferir]. O importante é que seja cortado ainda quente. Pode também, ao final, espetar um garfo nos cubos para que a calda penetre ainda mais].

**Feito isso, coloque a calda generosamente por cima do bolo e dê uma ajeitadinha no coco ralado, para que fique bem bonito.

**Cubra o bolo com papel alumínio e leve a geladeira por, no mínimo, 04 horas.

**Quando bem gelado, fica bem fácil separar os pedaços, pois foram cortados com o bolo ainda quente - que é o segredinho que faz toda a diferença!!!

**E pode acreditar: o bolo absorve todo esse líquido, não se preocupe!!!

O resultado é um bolo macio e bem molhadinho! 

Para decorar usei canela, embora não seja usada na receita [rs]. Queria ter usado a casca do coco natural, mas a cabeça não anda boa... Esta parte fica a criério de cada um! Gosto de deixar os pratos com a "cara" bem bonita, pois comer e beber são experiências sensoriais: vemos o alimento, sentimos sua textura, seu cheiro e finalmente o seu sabor! O cheiro bom exalado e o prato bem ornamentado podem causar a chamada "fome psicológica" nas pessoas.

Portanto, quando você se deparar com aquele bolo de coco delicioso, com muita cobertura e sentir desejo de comer, mantenha a calma... respire fundo... E lembre-se: é só um dos seus sentidos querendo te enganar. Mas, e aí? Quer um pedaço?

Bom apetite!